Conheça a chave para construir equipes de alto desempenho

Imagine que você monta o time dos sonhos na sua empresa. Executivos, gerentes e funcionários estão trabalhando em todas as áreas, em total coesão em direção a um objetivo comum. Todos estão felizes, todos superando suas cotas mensais. Até que alguém vai embora.

As equipes continuam em sua trajetória atual com um membro a menos? Você contrata um substituto e espera que ele se encaixe na cultura existente?

Avaliar a estrutura de suas equipes, seu comportamento, engajamento e desempenho, é fundamental para entender o que motiva os funcionários.

O que os leva ao sucesso? Quem trabalha bem com quem?

Depois de entender as relações de trabalho em sua empresa, você pode prever com mais precisão quem é uma contratação obrigatória e quem provavelmente não contribuirá.

Aproveite os dados de pessoas em escala.

Pode levar mais de um mês para obter uma contratação perfeita, do primeiro ao último ponto de contato no processo de recrutamento . Em alguns aspectos, a lacuna entre a saída de um funcionário e a chegada de um substituto pode ser registrada como tempo de inatividade do negócio. Isso vale especialmente para cargos críticos, como cargos executivos ou vendas.

Sua equipe está operando da forma mais eficiente possível quando falta um membro? Ou eles estão apenas ganhando tempo e se estabilizando  até que estejam totalmente integrados com outro companheiro de equipe?

Para evitar qualquer retrocesso ou estagnação do desempenho do grupo, é importante ter indicadores quantitativos orientando suas políticas de contratação. Isso inclui pontos de dados que abordam características frequentemente imensuráveis, como extroversão , deferência, colaboração, determinação e muito mais.

Use avaliações comportamentais e cognitivas de sua equipe existente para construir perfis de um ajuste cultural e operacional ideal. Torne seus dados direcionados às pessoas, por assim dizer.

Otimize para o grupo maior, em vez de talentos individuais.

Em vez de fazer observações do tipo “O candidato A tem um currículo forte e uma experiência profunda na área” ou “O candidato B causou uma forte impressão durante a entrevista”, observe a equipe em que os candidatos se juntariam.

Pense: “A baixa extroversão do candidato A combina com as personalidades extrovertidas e assertivas de nossa equipe de vendas?” ou “O estilo de comunicação do candidato B atrapalharia os ritmos e preferências normais da equipe de atendimento ao cliente?”

A otimização de talentos para equipes de alto desempenho se concentra na equipe como um todo, não no talento individual. Aplicar o pensamento preditivo às decisões de contratação elimina desajustes para que suas equipes possam manter uma dinâmica saudável e funcional.

Preveja mudanças na dinâmica da equipe.

Sempre que um novo membro da equipe é adicionado, uma nova equipe é formada. Embora seja importante encontrar um candidato que se encaixe bem na equipe, também é necessário considerar o alinhamento da equipe com as iniciativas estratégicas. Por exemplo, uma start-up pode ser composta por funcionários predominantemente inovadores e dinâmicos. Mas, à medida que a organização cresce, pode haver necessidade de mais estrutura, permitindo que as equipes se movam mais rapidamente. A adição de um membro da equipe orientado para o processo é necessária nesse ponto.

Sempre que você contratar um novo colaborador, considere como a dinâmica da equipe mudará. O que mudará como resultado da adição dessa pessoa? Talvez sua equipe precise desenvolver uma nova forma de comunicação ou um novo processo de gerenciamento de projetos. Ao pensar nessas mudanças com antecedência, você pode definir expectativas para o que está por vir e ajudar melhor sua equipe existente a se ajustar às mudanças.

Mantenha equipes de alto desempenho com contratações inteligentes e orientadas por dados.

Quando a dinâmica da equipe muda sem premeditação, os funcionários podem se desligar do projeto ou se irritar sob a pressão de uma nova dinâmica de equipe.

Ao prever a dinâmica da equipe antes do processo de seleção de candidatos, os líderes de RH e os gerentes de contratação podem fazer recomendações estratégicas de contratação com base em dados. Além de criar e manter equipes de alto desempenho , essa abordagem baseada em dados reduz a rotatividade

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia Também

O Predictive Index (PI) e a Avaliação Comportamental: Como Melhorar o Recrutamento e a Gestão de Talentos
Como o design da equipe funciona, e ajuda a garantir o sucesso da equipe
Quer reter os melhores talentos? Construa uma cultura de segurança psicológica.
Uma nova fronteira: O que as equipes de RH devem saber sobre IA no local de trabalho
Melhore a comunicação da equipe e alcance seus objetivos com estas dicas

Inscreva-se em nossa newsletter